
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
COMEMORAÇÃO À CONCLUSÃO DO 4° CURSO DE VITRAL ARTÍSTICO
Urussanga - A Scuola d'Arte Vetraria Luigi Barindelli de Urussanga promoveu no último domingo (13/12) na pousada da Vinícola MAZON (www.mazon.com.br) um almoço em comemoração à conclusão do 4° Curso de Vitral Artístico que realizou-se no período de 22/09/09 a 26/11/09. Na ocasião estiveram presentes alguns convidados e familiares dos participantes do curso que puderam conferir pessoalmente uma pequena mostra dos belíssimos projetos realizados por este novo grupo de vitralistas nas técnicas de Vitral a Chumbo e Tiffany Plano, sob a orientação das instrutoras Marielle e Michelle Bonetti. Após a entrega dos certificados de conclusão os participantes puderam saborear um delicioso almoço servido no restaurante da pousada e degustar o excelente vinho Goethe, típico desta região, tudo isso em meio à natureza privilegiada do local.
Relação dos participantes do 4° Curso de Vitral Artístico:
Caroline Fornasa Felippe – Urussanga/SC
Celita Costa Bez Birolo – Urussanga/SC
João Barbosa – Criciúma/SC
Rogério Gaspar – Siderópolis/SC
Solange Fornasa Bonetti – Urussanga/SC
Zelma Mariot Hilbert – Urussanga/SC
Este evento marcou também o encerramento das atividades da escola para o ano de 2009, por isso, as pessoas interessadas em obter informações sobre novos cursos para o ano de 2010, poderão entrar em contato com a Sra. Zelma Mariot Hilbert, presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo de Urussanga, pelo e-mail zelmamh@terra.com.br ou telefone (48)3465-1606, ou diretamente com as instrutoras do curso, Marielle e Michelle Bonetti , pelo e-mail manasb@terra.com.br.
domingo, 13 de dezembro de 2009
FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO VENETA DE ORLEANS E REUNIÃO DO COMVESC
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
NOVA DIRETORIA DO COMVESC TOMA POSSE

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
PROJETO ROTA ITALIANA “CAMMINO VENETO”
A Câmara Italiana está realizando, em parceria com a Fundação de Turismo do Vale do Contestado – CONTTUR e a Associação da Rota Italiana – ARI, um projeto denominado Rota Italiana “Cammino Veneto”, financiado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL e Funturismo.
O projeto tem por objetivo desenvolver o turismo regional, congregando os aspectos da etnia, cultura, tradição, folclore, gastronomia, potencializando as características desta população imigrante, num projeto de caráter étnico importante para a sobrevivência dos marcos da italianidade do maior componente populacional do oeste de SC.
O projeto realizou uma missão à Itália, que iniciou no dia 08 de novembro e conta com 25 m embros, dentre os quais o presidente da Câmara Italiana de Santa Catarina, Renato Timm Marins, o Presidente da Conttur, Saulo Sperotto, o consultor geral da Secretaria de Articulação Internacional do Estado de Santa Catarina, Fausto Silva, e Gerson Hulbert e Oséias Mafra Filho representando a Secretaria de Turismo e Cultura, além dos prefeitos de 11 municípios do oeste do estado e alguns empresários. A missão tem como objetivo estabelecer contatos políticos e institucionais principalmente no Vêneto.
A missão, que visitou algumas instituições nas províncias venetas em busca de parcerias, objetiva ativar um processo duradouro de cooperação internacional, incluindo os 15 municípios que compõe a Rota nos projetos internacionais desenvolvidos pelo Vêneto e pelo Governo Italiano, em cooperação também com a União Européia.
Workshop em Verona
A Câmara Italiana, dentro das atividades do projeto “Santa Catarina e Itália: Um novo caminho”, realizou um workshop sobre o estado de Santa Catarina em Verona, que foi prestigiado por vários empresários e representantes de associações e consórcios italianos.
Estavam presentes representantes de importantes associações, como API – Assossiazione Piccole Imprese, Confartigionato, Apiexport Verona, Confcooperative Verona, LIVER, e do Centro Servizi Distretto del Mobile. Dentre as empresas presentes, estavam Zava Meccanica, Pluvitec, Albrigi Luigi e D’Agnello D.lli & C.
Ao apoio do Projeto, também concorreram o Unioncamere e o Centro Estero Veneto, através do Programa Chamber.Link, e na ocasião do encontro também foram tratados assuntos financeiros com o Banco para a Internacionalização Italiano - SACE, e a possibilidade de uma futura missão a Santa Catarina.
O Projeto “Santa Catarina e Itália: Um Novo Caminho” compreende também a elaboração de material com dados e oportunidades do setor turístico no estado de Santa Catarina para divulgação na Itália, estudando também a possibilidade de cooperação nos segmentos de turismo responsável e agroturismo.
sábado, 21 de novembro de 2009
IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS

No sábado (14) pela manhã aconteceu o 1° Encontro dos Amigos de Treviso, Eldorado na Praça, almoço típico, recreação e parque infantil. A partir das 19 horas ocorreu a Santa Missa na Igreja Matriz e, em seguida, a solenidade oficial que marcou a 1ª Festa Trevisana criada com objetivo principal de homenagear personalidades trevisanas. Ao todo forão 90 homenageados, entre eles ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-diretores da Escola Udo Deeke e ex-jogadores. A partir das 21 horas a festa foi animada pela Banda Gazoni e baile show com a dupla Neguinho e Emanuel.

IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS
No domingo (15) às 8 horas da manhã aconteceu no Ginásio de Esportes o IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS. No local cerca de 150 pessoas de todo o Brasil se reuniram na Convenção das Associações Trevisani Nel Mondo.

O IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS foi fruto do esforço e trabalho conjunto das autoridades municipais que tomaram para si a responsabilidade da criar a ATM TREVISO e de promover o IV ENCONTRO DAS ATMs. BRASILEIRAS. A festa estava programada para acontecer no mês de agosto passado, mas em virtude da Gripe A, foi transferida. Por isso o formato aconteceu em menores proporções. Entretanto, a alegria da festa foi a mesma.

- ATM NOVA VENEZA – SC: O Sr. Clélio Billieri e o Sr. Donato Luciette
- ATM CRICIUMA – SC: A Vice-Presidente Srita. Rafaela Sorato .
-ATM TUBARÃO – SC: A Sra. Fabiola.
- ATM COCAL DO SUL – SC: O Sr. Odair Lorenzon.
- ATM URUSSANGA – SC. O Sr. Sergio Maccari .
- ATM MORRO DA FUMAÇA – SC: O Sr. Narciso Maccari.
-ATM TREZE DE MAIO – SC: O Sr. Ailton Ghizzo De Pieri.
- ATM PALMA SOLA – SC: Sra. Odete Ana Delazeri Mingore
-ATM PORTO ALEGRE – RS: O Sr. Marino Bardini
- ATM SÃO MARCOS – RS: A Sra. Ana Paula Rech
- ATM PASSO FUNDO – RS: A Sra. Clarisse Fasolo Pilati
- ATM COTIPORÃ – RS: O Sr. Darvi Rizzon
- ATM BENTO GONÇALVES – RS: A Sra. Ana Maria Scodro Balardin
- ATM CORDEIRÓPOLIS – SP: O Sr. Paulo Adalberto Peruchi
- ATM SÃO PAULO – SP: O Sr. Augusto Bortolozzo
– ATM CARLOS BARBOSA – RS: Sra. Adriana Borghetti
- ATM SANTA MARIA - RS: A Sra. Leonor Maria Noal
O Excelentíssimo Senhor Riccardo Masini Vice-Presidente Vicario da ATM PROVINCIAL DE TREVISO ITÁLIA, Chefe do Escritório e Redator Chefe da REVISTA TREVISANI NEL MONDO enviou uma mensagem para os participantes do encontro:
Ilustríssimo Senhor Prefeito de Traviso do Brasil,
Ao mesmo tempo soube do grande encontro que farão nos próximos dias numa grande atmosfera de amizade e de pesquisa das orígens. Parabéns, estaremos perto espiritualmente, reservando-nos de estar fisicamente com vocês em junho para firmar um histórico e profundo “Pacto de Amizade”.
A minha prefeitura, Istrana, é geminada com Lapa no Paraná e, pelo evento eu havia intitulado uma minha pesquisa assim Par Càtar a raise. Era uma frase que eu ouvia ressaltar no discurso de muitas pessoas e que me deu a intuição, mas no íntimo com um sentimento que acredito pertença também à vossa grande vicissitude da emigração.
Treviso no Brasil, uma entidade distante, para nós ainda desconhecida, mas que a sentimos muito perto. Feita de pessoas e de experiências que fizeram sim que nesta outra parte do mundo surgisse uma outra Treviso. E’ maravilhoso, tudo isso, e chegou também no momento certo. Principalmente depois que chegou até nós esta brilhante notícia da vossa disponibilidade. Resultado que foi conseguido também graças ao interesse e a bravura dos caríssimos Leila e Elio Zanette, dois importantes “nossos embaixadores” no Brasil que amam, com a mesma intensidade, seja a terra de orígem dos avós ou aquela da família onde residem e que por isso trabalharam muito para aproximar nós e vocês, para formar um único coração.
Leila e Elio já nos representaram em muitos lugares e também aí na vossa cidade, são pessoas disponíveis e generosas as quais são ponto de referência, para eventuais contatos organizativos, eles representam a “ponte” entre nós e vocês.
E’ uma idéia esta de unir Treviso com Traviso que, mesmo em meio a tantas atividades, começa a persistir dentro de mim e que estamos seguindo atentamente: agora, trata-se somente de ir adiante para completar esta página jorrante de história e sangue que nos reúne fraternalmente.
Logo após os pronunciamentos , dando continuidade à primeira etapa do Cerimonial, foram entregues os Gonfalones, modelo atual, para as ATMs já existentes.
ATM CRICIÚMA – SC – recebido pela vice presidente Rafaela Sorato.
ATM SÃO PAULO – SP – recebido pelo secretário Augusto Bortolozzo.
Durante o ano de 2009 foram criadas novas ATM como a ATM SANTA MARIA(RS), cujo presidente é Sra. Leonor Maria Noal. Essa senhora dedica parte de sua vida às atividades do Centro Comunitário Santa Helena no Bairro CAMOBI na cidade de Santa Maria( RS). Seu Grupo de Arte e Cultura Italiana “ RICORDI D’ITALIA “ consta do Grupo de Canto e de Dança, fundado em 12 de Julho de 1986 procura manter viva na memória da juventude todo o legado deixado pelos imigrantes italianos da IV Colônia. Desde muito tempo, o Grupo desejava participar de uma associação maior e em 10 de março de 2009 acharam por bem criar a sua própria secção da Trevisani nel Mondo. Já no mês seguinte, em 04.04.2009, seu Grupo de Canto animou a Assembléia do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul – COMVERS - que aconteceu em sua cidade. Foi apresentada e recebida pelas demais Associações Venetas Gauchas, em saudação feita pelo Sr. Marino Bardini, fundador da ATM PORTO ALEGRE – RS, a mais antiga do Brasil em 02.04.1984. Junto ao seu Grupo de Canto “ RICORDI D’ITÁLIA “, recebeu, extra oficialmente, o seu Gonfalone.

O lugar onde aconteceu o encontro, no passado, acolheu imigrantes oriundos do norte da Itália e, a exemplo de cidade vizinhas como Nova Veneza, Nova Belluno, recebeu o nome de Nova Treviso. Para contar um pouco mais desta história, o Sr. Henrique Losso, membro da ATM TREVISO, usou da palavra. Em seguida dando continuidade ao encontro o coral I Trevisani cantou o Hino de Treviso. Quando a comunidade de Treviso completou Cem Anos, dentre outras festividades, teve a produção de um livro sobre a memória do seu centenário. Recentemente no ano 2008, agora já município, teve a produção de outro livro ilustrando e registrando a nossa historia.
O jovem município incentiva a continuidade da cultura dos antepassados. Se apresentaram os primeiros grupos de dança formados ha poucos meses. As crianças se apresentaram e encantaram o público presente Dentre outras ações, a Administração Municipal vem incentivando o ensino do idioma italiano no município aberto a toda a população. Neste sentido, os formandos da 1ª. Turma do Curso de Italiano, receberam seus diplomas. A jovem Thalita leu em italiano uma pequena mensagem. Em seguida os participantes tiveram uma pausa para um delicioso café. Dando continuidade às tradições, se apresentou o grupo de dança da Proast sob os trabalhos da coreógrafa Marzane, numa realização da PROAST – Promoção e Assistência Social de Treviso. Em seguida o Coral Ghi Straviatti de São Marcos ( RS) deu um show a parte contando e levantando os presentes com belas canções. O grupo tocou e cantou caminhando ao redor do público numa apresentação marcante.
Vice-Presidente: João Reus Rossi.
1º Secretário: Ernany da Silva Moreti.
2º Secretária: Rúbia Vieira Ramos.
1º Tesoureiro: Ivo Antenor Fenili.
2º Tesoureiro: Renato de March
Diretor Cultural: Titular – Henrique Losso.
Diretor Cultural Suplente: Denise Fontanella.
Diretor de Eventos: Titular – Valentim Antonio Cemolim
Diretor de Eventos: Suplente – Juliana Salvador.
Diretor de Publicidade: Titular – Nei Buogo.
Diretor de Publicidade : Suplente - Valmor Freccia Filho.
Conselho Fiscal: Titulares – Jorge Ariati, Izidero Ariati e Jurandir Pagani.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009
A FESTA DA ETNIA ITALIANA NA CIDADE DE TUBARÃO

A Associação Trevisani nel Mondo de Tubarão teve importantes apoiadores para conduzir o projeto. Entre elescitamos a Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal, Administração do Praça Shopping, Programa L´Italia Oggi, Padaria da Maza, Padaria Itália, Padaria Humaitá, ao Empório Seabra, aos Doces Paixão, ao Tio “Z” Pizzas e Calzones que prontamente uniram-se a nós na realização do evento. Certamente, nas próximas ações, devido ao bom resultado desta primeira semana cultural, outros tantos apoiadores se juntarão a nós e teremos uma grande festa na Cidade Azul.

Nas apresentações artístico-culturais durante a semana tivemos a concretização de um fato, tantas vezes evidenciados pelos descendentes italianos, de que suas histórias de luta e de sobrevivência ainda nos emocionam nos dias de hoje. Ali, crianças, jovens e adultos se divertiram e imaginaram as cenas vividas nos fatos narrados, nas apresentações culturais, nas vozes dos corais que se apresentavam.

No quesito degustação – aprovação total dos presentes – aos doces, bombons, pizzas e calzones, queijo, salame, pão e um bom vinho. Assim sendo, de 08 a 12 o povo tubaronense teve a oportunidade de sair de casa para desfrutar de momentos culturais divertidos e emocionantes. Participando ativamente das festividades da etnia italiana.

Na noite foram 6 os corais que se apresentaram, além do “Ricordi d´Italia”, contamos com o “Coral Municipal” - de Tubarão, “I Trevisani” - de Treviso, “Va Pensiero” - de Morro da Fumaça, “Serenata d´Amore” de Cocal do Sul, “Coral Mi Son da Bellun” – de Siderópolis. Os corais receberam um Certificado das mãos do anfitrião Ricordi d´Italia, que por sua vez, fez uma homenagem ao Deputado Joares Carlos Ponticelli pela subvenção social dada pelo nobre parlamentar para a produção do 1º Cd do grupo. Encerrando a noite, a Associação Trevisani nel Mondo recebeu das mãos do Sr. Elio Zanette um estandarte novo, deixando todos da diretoria muito felizes e honrados com o presente.
No domingo, dia 15 de novembro, a Trevisani nel Mondo de Tubarão participou do IV encontro das “Trevisani” do Brasil, que aconteceu na cidade de Treviso – SC. Lá estivemos com um grupo de 10 pessoas prestigiando as apresentações artístico-culturais, bem como conhecendo os demais presidentes das associações. Novamente, a ATM de Tubarão foi muito prestigiada, marcando, com chave de ouro, o inicio dos trabalhos desta gestão iniciada em julho de 2009.
sábado, 14 de novembro de 2009
FILME SOBRE OS 130 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA DE CRICIUMA É APRESENTADO

Para o presidente do COMVESC Itamar Benedet, que foi fonte de pesquisa e também atuou no filme: “Vai facilitar o estudo da história e o objetivo e mandar para a Itália para a Região do Veneto”. Para ele é importante mostrar esse trabalho na tv, para que as novas gerações aprendam a ver o sacrificio e a bravura dos antepassados e aprendam a preservar as tradições da cultura italiana.
Aqueles corajosos imigrantes não deixarão para a traz a sua querida Itália, mas a trouxeram consigo em seus corações e na sua cultura. Tudo que é feito em prol do resgate da história dessa brava gente é válida, importante. Sabendo de onde viemos é possível melhorar o caminho para onde vamos. Foi por causa desse brava gente que muita coisa importante aconteceu até nosso dias, desde a fundação de cidades até a implantação de importantes empresas . Esse curta com certeza vai emocionar muita gente e vai despertar nos jovens o interesse de manter a cultura e preservar a história dos nonos.
O curta teve direção de Anderson Loureço, que já atuou na Rede Globo como ator e diretor. Direção fotográfica de Alexandre e Paulo Aquino. Presidente executivo Adilson Augostinho.
sábado, 7 de novembro de 2009
GIOVANI DI SANTA CATARINA FANNO CORSO NEL VENETO

Questo è uno dei progetti che, annualmente, il COMVESC – Comitato delle Associazioni Venete dello Stato di Santa Catarina, con sede in Criciuma – presenta alla Regione e che, dalla stessa, viene scelto ed approvato.
Il giovani fanno parte di un gruppo di 93 persone che, nello scorso mese di luglio, hanno svolto un corso di cucina similare presso l’UNESC – Università dello Stato di Santa Catarina – realizzato dal Comvesc e dalla Regione Veneto e tenuto da Mario Martinotti di Valle di Cadore. Fra tutti i partecipanti sono stati selezionati i sei migliori, di origine italiana, con età compresa fra i 18 ed i 35 anni, secondo quanto disposto dalla Regione.
I ragazzi si tratteranno in Cadore sino al 15 novembre.
Nel pomeriggio di oggi è stata molto gradita la visita che l’Assessore ai Flussi Migratori, Arch. Oscar De Bona, ha fatto all’Istituto di Calalzo dove si è intrattenuto con gli stagisti, con il Dr. Alberto Biasiotto – Direttore Provinciale ENAIP per le Province di Belluno e Vicenza – e con il Prof. Graziano Sadocco responsabile ENAIP per gli Istituti di Calalzo e Longarone. Hanno accompagnato l’Assessore De Bona lo Chef Renato Nota, che sta amministrando il corso, e Mario Martinotti che già aveva seguito gli studenti in Brasile. Erano inoltre presenti i Sigg. Ruggero Valmassoi e Renato Munerati rispettivamente Presidente e Coordinatore dell’Associazione Bellunesi nel Mondo – sezione del Cadore – che, in mattinata, avevano già accolto gli amici brasiliani nella sede dell’associazione, a Pieve di Cadore, accompagnandoli poi in una visita guidata alla casa natale di Tiziano Vecellio ed al Museo Archeologico.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
TUBARÃO IRÁ LEMBRAR-SE DA SUA IMPORTÂNCIA PARA O FLUXO MIGRATÓRIO ITALIANO.
Organizada pela Associação Trevisani Nel Mondo de Tubarão, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo de Tubarão, do Programa Radiofônico L’Itália Oggi, do Praça Shopping, Unisul TV Cultura Local e Digilance Consultoria.
Confira a programação do evento.
08/11 - DOMINGO - ABERTURA
• 19h30min: Missa Italiana na Catedral Diocesana cantada pelo Grupo Ricordi D'Italia
10/11 – 3ª FEIRA - 1º DIA DA MOSTRA CULTURAL DA HISTÓRIA E ARTE ITALIANA NO PRAÇA SHOPPING
• 19h00min: Degustação de vinhos e queijos e produtos coloniais
• 19h30min: Apresentação do Grupo de Dança Foclórica do Sertão dos Corrêas
• 20h00min: Apresentação do Coral Municipal
• 21h00min: Sessão de Cinema Italiano com o filme “O carteiro e o Poeta” (Entrada franca)
11/11 – 4ª FEIRA - 2º DIA DA MOSTRA CULTURAL DA HISTÓRIA E ARTE ITALIANA NO PRAÇA SHOPPING
• 19h00min: Degustação de vinhos e queijos e produtos coloniais
• 20h30min: Sessão de Cinema Italiano com o filme “Lições de amor” (Entrada franca)
12/11 – 5ª FEIRA - 3º DIA DA MOSTRA CULTURAL DA HISTÓRIA E ARTE ITALIANA NO PRAÇA SHOPPING
• 19h00min: Degustação de vinhos e queijos e produtos coloniais
• 19h30min: Contação de História - Colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
• 20h00min: Apresentação do Grupo Ricordi D'Itália
• 21h00min: Sessão de Cinema Italiano com o filme “La dolce vita” (Entrada franca)
13/11 – 6ª FEIRA - VI FESTALIANA E A COMEMORAÇÃO DE 20 ANOS DO GRUPO RICORDI D'ITALIA NO CLUBE CIDADE LUZ
• 20h30min: Escolha da Rainha e Princesas para a VII FESTALIANA - 2010
• 21h00min: Festival de Corais “Os 20 anos do Ricordi D'Itália”
• 21h30min: Risotão Italiano preparado pela Cozinha do Olivério – R$ 10,00 por pessoa
• 23h30min: Baile Italiano
Resgate histórico
(...) no Sul do Estado, uma expressiva colonização italiana se processou com personalidade mais definida, com muito menos contato com a alemã. Está ligada ao Visconde de Taunay, quando Presidente da Província em 1876.
Ao visitar as margens do Rio Tubarão, sobre as quais se estendiam os trilhos da estrada de ferro para Orleães e Lauro Müller com o intuito de explorar as minas de carvão, concebeu o ilustre homem de letras o plano de colonizar aquelas ricas terras. Obteve do Governo Imperial um engenheiro que logo medisse as terras para nelas instalar os imigrantes.
Destacaram-se no Sul as colônias italianas de Azambuja (1877), Urussanga (1878), Criciúma (1880), Cocal, anteriormente Accioli de Vasconcelos (1880), Treze de Maio (início da República), Grão Pará (1882), Orleans (1885), Nova Veneza (1891), com expansões para Meleiro e Turvo, bem como nos demais municípios até a fronteira do Rio Grande do Sul.
Os fatores geopolíticos que influenciaram o desenvolvimento da região decorreram da construção da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, primeiramente do Porto de Imbituba à Minas (depois denominada Lauro Müller), nos altos do Rio Tubarão. Iniciadas as obras em 1884, a estrada de 111 quilômetros estava aberta tráfego em 1884.
Já havia desde os idos da fundação de Lages (1767) a movimentação de tropas de gado entre o Planalto e o Litoral, primeiramente ao longo do Rio Araranguá, depois também ao longo do Rio Tubarão.
As colônias italianas no Sul de S. C. se estabeleceram a partir de Azambuja, 1877, localizadas às margens do Rio Pedras Grandes. Este é um afluente da banda Sul do Rio Tubarão, que atravessa 8 quilômetros ao Norte.
Os imigrantes italianos eram vênetos, que desenbarcaram em Laguna, de onde barcos os conduziram pelo Rio Tubarão, até a confluência de Pedras Grandes, de onde as bagagens foram transportadas por mulas, acompanhadas a pé pelos humanos.
Foi Azambuja instalada, em 16-4-1877, com 291 imigrantes, situados num local conhecido então por Morrinhos.
Pedras Grandes era também o nome da localidade da foz do pequeno rio. Estrategicamente colocada, porque na foz do rio pequeno proveniente de Azambuja, Pedras Grandes também era um pouso para os que desciam para o litoral ao longo do Rio Tubarão e agora ficava sendo uma estação da Estrada de Ferro que procedia das minas de Lauro Mueller. Ficava Pedras Grandes a meio caminho entre Laguna e a cidade de Tubarão.
Fora em função a esta estação de Rio Pedras Grandes que se desenvolveu a idéia de uma colônia italiana em Azambuja, cerca de 8 quilômetros rio acima, no interior da região, como ponto de partida para outras mais.(http://www.cfh.ufsc.br/~simpozio/Catarinense/interpretacao_sociologica_catarinense/94sc1373-1427.html).
Importante destacar, que Tubarão era o Centro da Colônia, na época e que os negócios basicamente eram todos feitos a partir dela. De acordo com o Portal http://www.santacatarinaturismo.com.br, (...) no fim do século XIX, foi a vez dos imigrantes italianos desbravarem o interior da região até a serra, fundando dezenas de povoações – as atuais Criciúma, Tubarão, Araranguá, Urussanga, Orleãns, Nova Veneza, entre outras cidades – que, ainda hoje, conservam influências importantes dos tempos coloniais em todos os aspectos da vida cotidiana.
Estas e outras histórias serão contadas, debatidas e registradas nesta Semana de Cultura Italiana que marca as atividades da ATM de Tubarão e de sua nova diretoria.
*Por LUIZ CECHINEL - Diretor de Comunicação da ATM/Tubarão
terça-feira, 3 de novembro de 2009
ALUNOS SELECIONADOS PARA O CURSO DE COZINHA ITALIANA VIAJAM PARA A ITÁLIA

Logo após a entrega dos diplomas, foi divulgado o nome de sei jovens escolhidos pelo Cuoco Mario Maritnotti para irem a Itália fazer o curso de aperfeiçoamento de acordo com pré-quisitos: ter descendência Veneta, ter idade mínima de 18 e máxima de 35 anos, ter conhecimento mínimo da língua italiana e ter frequentado o curso com aproveitamento. Mario Martinotti retornou para a Itália no dia 03 de agosto afim de organizar e preparar o curso de aperfeiçoamento para os 6 alunos escolhidos que foram para a Itália com todas as despesas pagas. Por esse motivo Marinotti não pode estar presente na Cerimônia de entrega de diplomas.
Os escolhidos foram:
-Edilane Pizoni Oening (Cursa Letras na UNESC);
-Eduardo dos Santos Martinelli (Cursa Adminstração na UNESC);
-Rafael Possamai Pavei (Graduado em Engenharia Civil pela UNESC);
-Patrícia Pescador (Graduada em Arquitetura pela UNESC);
-Deniele Cristina Piccolo (Graduada em adminstração pela UNESC);
-Lígia Regina Candiotto (Cursa Letras na UNESC).
O curso teve 93 participantes e fez parte de um projeto do COMVESC (Comitato delle Associazioni Venete per lo Stato di Catarina), financiado pela Região Veneto, realizado em parceria que envolveu A UNESC, o SENAC e o Giassi Supermercados.
O objetivo do curso foi divulgar a história da Tradicional Gastronomia Veneta, ensinando as principais receitas, através de aulas expositivas e práticas, onde cada aluno manipulou os alimentos e fez as principais receitas da Tradicional Cozinha Veneta distribuídas entre: entradas, sopas, carnes, molhos e verduras, o curso foi de tamanho sucesso que o Comvesc e a Unesc, que possuem um acordo de colaboração, pensam em promover um novo curso, até porque muitos pretendentes ao curso não puderam se inscrever por falta de vagas.
Na Itália os alunos foram recepcionados pelo Cuoco italiano Mario Martinotti. O curso será realizado no E.N.A.I.P. de Calalzo, na província de Belluno. O E.N.A.I.P é um instituto profissional que conta com um chef italiano, que fala Português muito bem porque morou por 20 anos em Londrina. Será um curso especial apenas para os alunos do Brasil e será realizado de segunda-feira à sexta-feira, do dia 02 ao dia 14 de novembro. Os alunos estão acomodados no A E.N.A.I.P com refeições e alojamento com quartos duplos. Também está à disposição dos alunos um ônibus, com o qual irão passear nos arredores da cidade de Cadore e na província de Belluno. Durante o curso, foram planejadas algumas visitas em Veneza e se possível, em Pádova, visitando empresas e museus .

Com mais cuidado, porém, certamente encontrará um número muito grande de pessoas que apontam o macarrão ou a pizza como “prato número um”. Hoje em dia a comida italiana é uma das mais apreciadas no Brasil e no mundo inteiro. Mas não é certamente só de massa que os italianos vivem. Seria, aliás, um pecado simplificar a extensa e tradicionalíssima gastronomia italiana nessas duas famosas preparações. Ao longo da península itálica, os diferentes climas, solos e relevos proporcionam matérias-primas únicas e muito distintas. Desde o Império Romano até os dias atuais, a região que chamamos hoje de Itália sofreu inúmeras influências dos mais variados povos. Houve períodos de fartura e também de crise. Todo este processo deixou marcas profundas na gastronomia italiana.
Talvez o maior segredo da culinária italiana não esteja somente nas preparações gastronômicas, mas sim na forma que os italianos encaram a comida e o ato de comer. Alimentar-se vai além do fisiológico, requer tempo, boas companhias e prazer. Foi assim que surgiu na Itália, na década de oitenta, o movimento Slow Food, que prega o retorno a valores simples, mas ricos e importantes como se alimentar de produtos saudáveis, frescos, com tempo para desfrutar o alimento e as companhias em torno da mesa. O movimento hoje é mundial. Mas essa é uma história para outra ocasião.
Assim como a Itália escreveu o seu nome na história da arte e do pensamento mundial, mestria semelhante foi utilizada para compor a sua gastronomia que, afinal, é uma maneira de expressão de um povo, no caso, os italianos. Mas essas saborosas receitas não ficaram restritas apenas aos patrícios de Leonardo Da Vinci, e foram parar no Novo Mundo. A partir de 1900, italianos migraram para Nova Iorque, Buenos Aires e São Paulo, tornando internacionais pratos como seus famosos spaghetti e pizzas.
O repertório gastronomico veneto é vário e sapiente, tratos que caracterizam todos os seus produtos, também os mais aparentemente simples. Risotos, sopas de verdura ou de feijão, fumeantes polentas, gnocchi e gostosos "bigoli" honoram o sector dos primeiros pratos enquanto, entre os segundos o peixe se impoe com "sardelle", capesante, grancevole, enguias, lulas, sopas e com o célebre "baccalà alla vicentina".
As carnes são preparadas em modo muito simples e os relativos pratos compreendem muitos animais selvagens e de criação, e também as misturas tradicionais como a histórica pastizada de caval veronese. Os doces numerosos e típicos são muitas vezes rústicas preparações de tipo puramente local, mas alguns como o pandoro veronese e o bussolà vicentino, alargaram a fama além das fronteiras da região como, também, os generosos vinhos desta terra rica de pareiras. A infinidade de respostas que receberá pode comprovar uma suposição há muito dita: gosto não se discute.
Habilidosos como os mestres da Renascença, os cozinheiros italianos conseguiram misturar ingredientes de algumas etnias, como os árabes e espanhóis. Aprenderam com os árabes as técnicas de produzir frutas secas como figos e passas, além da utilização de açúcar, arroz, canela, açafrão, beringela e os doces de marzipã, feito com amêndoas. Souberam aproveitar alimentos vindos do Novo Mundo: tomate, batata, feijão, milho, cacau, rum e café. Só que os italianos transformaram esses produtos, basta citar o famoso cappuccino, e da batata fizeram o gnocche, juntando ovos, batata e farinha de trigo. Assim, para um grande curso, um grande cuoco: Mario Martinotti, que veio ao Brasil para ministrar o Curso de Cozinha Italiana com objetivo de divulgar a história da Tradicional Gastronomia Veneta, ele ensinou as principais receitas com muita competência e profissionalismo, através de aulas expositivas e práticas. Martinotti nasceu em Vercelli na Itália e reside atualmente na cidade de Valle Di Cadore, Belluno. Em 1968 recebeu o diploma de Contador e Perito Comercial junto ao Instituto Técnico Comercial CAVOUR. De 1969 à 1970, fez o curso de aperfeiçoamento junto ao Instituto de Varallo Sesia. Em 1971 foi recepcionista do Hotel Meierhof-Horgen, na Suiça. Em 1972 foi Maitre no Hotel Alexander-Thallvll, na Suiça. De 1972 à 1973, foi Meitre no Hotel Kaiserhof-Munique-Bavária, na Alemanha. De 1973 à 1979 foi Adminstrador do Complexo Turístico Ortano Mare, na Ilha de Elba, Itália. De 1980 à 1985 foi criador e gestor do Agriturismo Montesoffio-Urnino, Itália. De 1985 à 1993, foi Co-proprietário do restaurante Ostaria Del Porto, Bibione Pineda, Itália. De 1993 à 2002 foi Co-proprietário do restaurante Fuori Le Mura, em Biella, Itália. Entre 2002 e 2008 desenvolveu várias atividades no setor gastronômico junto a locais públicos e privados.
Todas as matérias
-
▼
2009
(62)
- ► julho 2009 (15)
- ► agosto 2009 (17)
- ► setembro 2009 (9)
- ► outubro 2009 (9)
- ► novembro 2009 (7)
-
►
2010
(63)
- ► fevereiro 2010 (7)
- ► março 2010 (6)
- ► junho 2010 (6)
- ► julho 2010 (8)
- ► setembro 2010 (1)
-
►
2011
(19)
- ► outubro 2011 (1)
-
►
2012
(31)
- ► janeiro 2012 (1)
- ► julho 2012 (1)
- ► agosto 2012 (1)
- ► outubro 2012 (1)
-
►
2013
(22)
- ► janeiro 2013 (1)
- ► fevereiro 2013 (1)
- ► abril 2013 (1)
- ► outubro 2013 (1)
- ► dezembro 2013 (1)
-
►
2014
(31)
- ► março 2014 (1)
- ► julho 2014 (1)
-
►
2015
(40)
- ► fevereiro 2015 (1)
- ► agosto 2015 (1)
-
►
2016
(7)
- ► fevereiro 2016 (3)
- ► março 2016 (4)