
Aconteceu em Treviso(SC), a 1ª Festa Trevisana “Tutti Insieme” nos dias 13, 14 e 15 de novembro com várias atrações artísticas e culturais. O evento, que deveria ter acontecido no mês de agosto, foi transferido pela Comissão Organizadora para novembro devido às ações de prevenção contra a Gripe A (H1N1). A programação festiva iniciou na sexta-feira (13) com a gravação do Show da Viola no Coreto da Praça Central Benjamin Scussel e serviços de gastronomia no Salão de Festas da Igreja Matriz.
No sábado (14) pela manhã aconteceu o 1° Encontro dos Amigos de Treviso, Eldorado na Praça, almoço típico, recreação e parque infantil. A partir das 19 horas ocorreu a Santa Missa na Igreja Matriz e, em seguida, a solenidade oficial que marcou a 1ª Festa Trevisana criada com objetivo principal de homenagear personalidades trevisanas. Ao todo forão 90 homenageados, entre eles ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-diretores da Escola Udo Deeke e ex-jogadores. A partir das 21 horas a festa foi animada pela Banda Gazoni e baile show com a dupla Neguinho e Emanuel.
No domingo (15) às 8 horas da manhã aconteceu no Ginásio de Esportes um dos eventos mais emocionantes da festa: o IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS. No local cerca de 150 pessoas de todo o Brasil se reuniram na Convenção das Associações Trevisani Nel Mondo. Às 10 horas foi realizada a Santa Missa em Italiano (celebrada pelos Padres “filhos de Treviso”, Valdemar Carminati e Arcângelo Bússulo). A programação festiva continuou durante todo o dia com serviço de gastronomia, apresentações culturais com o Coral I Trevisani, Coral Bellunesi, duplas locais e regionais, entre outras atrações. A partir das 16 horas o público pode prestigiar também o show com a Banda Roba di Ciodi e Show de Encerramento com a Banda Ney. A a festa contou também com stands com produtos típicos e coloniais e exposição em Tela da Artista Plástica Iliete Nava.
No sábado (14) pela manhã aconteceu o 1° Encontro dos Amigos de Treviso, Eldorado na Praça, almoço típico, recreação e parque infantil. A partir das 19 horas ocorreu a Santa Missa na Igreja Matriz e, em seguida, a solenidade oficial que marcou a 1ª Festa Trevisana criada com objetivo principal de homenagear personalidades trevisanas. Ao todo forão 90 homenageados, entre eles ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-diretores da Escola Udo Deeke e ex-jogadores. A partir das 21 horas a festa foi animada pela Banda Gazoni e baile show com a dupla Neguinho e Emanuel.
No domingo (15) às 8 horas da manhã aconteceu no Ginásio de Esportes um dos eventos mais emocionantes da festa: o IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS. No local cerca de 150 pessoas de todo o Brasil se reuniram na Convenção das Associações Trevisani Nel Mondo. Às 10 horas foi realizada a Santa Missa em Italiano (celebrada pelos Padres “filhos de Treviso”, Valdemar Carminati e Arcângelo Bússulo). A programação festiva continuou durante todo o dia com serviço de gastronomia, apresentações culturais com o Coral I Trevisani, Coral Bellunesi, duplas locais e regionais, entre outras atrações. A partir das 16 horas o público pode prestigiar também o show com a Banda Roba di Ciodi e Show de Encerramento com a Banda Ney. A a festa contou também com stands com produtos típicos e coloniais e exposição em Tela da Artista Plástica Iliete Nava. IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS
No domingo (15) às 8 horas da manhã aconteceu no Ginásio de Esportes o IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS. No local cerca de 150 pessoas de todo o Brasil se reuniram na Convenção das Associações Trevisani Nel Mondo.
Os mestres de cerimônia foram Ernany da Silva Moreti, Assessor do Prefeito Municipal de Treviso(SC), Secretário Municipal de Planejamento e Secretário da Associação Trevisani Nel Mondo de Treviso( SC) e Kelin Zanette, que faz parte da ala jovem da Associação Trevisani Nel Mondo de São Gotardo – Caxias do Sul(RS), cujo Presidente é seu pai Nei Carlos Zanette que promoveu o III Encontro das ATMs.na comunidade de Ana Rech, durante o Encerramento da Semana Farroupilha, em 19 e 20 de Setembro do ano de 2008. O IV ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES "TREVISANI NEL MONDO" BRASILEIRAS foi fruto do esforço e trabalho conjunto das autoridades municipais que tomaram para si a responsabilidade da criar a ATM TREVISO e de promover o IV ENCONTRO DAS ATMs. BRASILEIRAS. A festa estava programada para acontecer no mês de agosto passado, mas em virtude da Gripe A, foi transferida. Por isso o formato aconteceu em menores proporções. Entretanto, a alegria da festa foi a mesma.
Assim, o Prefeito Municipal Sr. João Reus Rossi e o presidente da ATM Sr. Jucemar Luiz Cesconetto, em nome de suas equipes desejam registrar na história de Treviso(SC), a especial oportunidade de receber a realização da Primeira Festa Trevisana “TUTTI INSIEME“. A comunidade de Treviso recebeu com os braços abertos todos os filhos trevisanos vindos das longínquas terras brasileiras. Na ocasião ficaram muito contentes por acolher as delegações trevisanas participantes e felizes por mostrar-lhes um pouco da vida italiana mesclada com os hábitos gauchescos dos quais também muito se orgulham de cultuar.
A mesa diretiva foi composta pelos pais do Presidente da ATM de Treviso, o casal Leomar e Isabel Cesconetto representando a continuidade da cultura, da tradição e dos costumes italianos às novas gerações e por Nei Carlos e Marisa Buffon Zanette e Zulmira Calgaro Zanette que fizerem parte da mesa a eles reservada. A mesa foi composta também pelo Sr. Jucemar Luiz Cesconetto Presidente da ATM TREVISO, do Sr. João Reus Rossi Prefeito Municipal de Treviso, anfitriões, promotores e organizadores do IV Encontro. Do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Treviso, Sr. Jorge Ariati. Do Presidente de Câmara de Vereadores de Treviso, Sr. Valério Moretti. Do casal Sr. Elio Luiz Zanette e a Sra. Leila Darsie Zanette incentivadores dos movimentos trevisanos brasileiros. Do Sr. Floriano Molon, do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul (COMVERS). O Comitato Veneto de Santa Catarina(COMVESC) foi representado pelo Sr. Antônio Pescador, cujo presidente Itamar Benedet não pode comparecer devido a um outro compromisso importante. Também fizeram parte da mesa o Sr. Gilliard Cesconetto Gava (Consultor da Regione Veneta para Santa Catarina). Representando o Governo do Estado de Santa Catarina, Vice-Presidente da CIDASC, Sra. Lucia de Lurdes Cimolin da Silva.
A mesa foi composta também pelas ATMS:- ATM NOVA VENEZA – SC: O Sr. Clélio Billieri e o Sr. Donato Luciette
- ATM CRICIUMA – SC: A Vice-Presidente Srita. Rafaela Sorato .
-ATM TUBARÃO – SC: A Sra. Fabiola.
- ATM COCAL DO SUL – SC: O Sr. Odair Lorenzon.
- ATM URUSSANGA – SC. O Sr. Sergio Maccari .
- ATM MORRO DA FUMAÇA – SC: O Sr. Narciso Maccari.
-ATM TREZE DE MAIO – SC: O Sr. Ailton Ghizzo De Pieri.
- ATM PALMA SOLA – SC: Sra. Odete Ana Delazeri Mingore
-ATM PORTO ALEGRE – RS: O Sr. Marino Bardini
- ATM SÃO MARCOS – RS: A Sra. Ana Paula Rech
- ATM PASSO FUNDO – RS: A Sra. Clarisse Fasolo Pilati
- ATM COTIPORÃ – RS: O Sr. Darvi Rizzon
- ATM BENTO GONÇALVES – RS: A Sra. Ana Maria Scodro Balardin
- ATM CORDEIRÓPOLIS – SP: O Sr. Paulo Adalberto Peruchi
- ATM SÃO PAULO – SP: O Sr. Augusto Bortolozzo
– ATM CARLOS BARBOSA – RS: Sra. Adriana Borghetti
- ATM SANTA MARIA - RS: A Sra. Leonor Maria Noal
Logo após todos tomarem seus lugares a mesa, em seguida, foram executados os hinos: Italiano e Brasileiro. O coordenador do IV ENCONTRO Sr. Jucemar Luiz Cesconetto abriu o encontro, em seguida o Prefeito Municipal de Treviso Senhor João Reus Rossi, saudou os participantes.
O Excelentíssimo Senhor Riccardo Masini Vice-Presidente Vicario da ATM PROVINCIAL DE TREVISO ITÁLIA, Chefe do Escritório e Redator Chefe da REVISTA TREVISANI NEL MONDO enviou uma mensagem para os participantes do encontro:
Ilustríssimo Senhor Prefeito de Traviso do Brasil,
Eu vi pela internet um grande cartaz da “1º Festa Trevisana-Tutti Insieme” , pensar que foi erguido no coração do Brasil, numa cidade que tem o mesmo nome da nossa, porque aí moram muitas pessoas que saíram daqui: foi um verdadeiro un scioco del cuor.
Ao mesmo tempo soube do grande encontro que farão nos próximos dias numa grande atmosfera de amizade e de pesquisa das orígens. Parabéns, estaremos perto espiritualmente, reservando-nos de estar fisicamente com vocês em junho para firmar um histórico e profundo “Pacto de Amizade”.
A minha prefeitura, Istrana, é geminada com Lapa no Paraná e, pelo evento eu havia intitulado uma minha pesquisa assim Par Càtar a raise. Era uma frase que eu ouvia ressaltar no discurso de muitas pessoas e que me deu a intuição, mas no íntimo com um sentimento que acredito pertença também à vossa grande vicissitude da emigração.
Treviso no Brasil, uma entidade distante, para nós ainda desconhecida, mas que a sentimos muito perto. Feita de pessoas e de experiências que fizeram sim que nesta outra parte do mundo surgisse uma outra Treviso. E’ maravilhoso, tudo isso, e chegou também no momento certo. Principalmente depois que chegou até nós esta brilhante notícia da vossa disponibilidade. Resultado que foi conseguido também graças ao interesse e a bravura dos caríssimos Leila e Elio Zanette, dois importantes “nossos embaixadores” no Brasil que amam, com a mesma intensidade, seja a terra de orígem dos avós ou aquela da família onde residem e que por isso trabalharam muito para aproximar nós e vocês, para formar um único coração.
Leila e Elio já nos representaram em muitos lugares e também aí na vossa cidade, são pessoas disponíveis e generosas as quais são ponto de referência, para eventuais contatos organizativos, eles representam a “ponte” entre nós e vocês.
E’ uma idéia esta de unir Treviso com Traviso que, mesmo em meio a tantas atividades, começa a persistir dentro de mim e que estamos seguindo atentamente: agora, trata-se somente de ir adiante para completar esta página jorrante de história e sangue que nos reúne fraternalmente.
Concluo afirmando que nós estamos perto de vocês com grande emoção, num ideal abraço, esperamos nos encontrar logo, num único nome de Treviso italiana e Treviso brasileira: dois pequenos pontinhos no mapa geográfico, mas que batem e palpitam de sentimentos e histórias únicas e que tem em comum a mesma origem.
Felicitações infinitas de Riccardo Masini e também em nome de toda a Trevisani nel Mondo. O encontro também recebeu uma mensagem do Monsenhor Noè Tamai (Clique e veja a mensagem original) Consulente Eclesiástico da ATM PROVINCIAL DE TREVISO ITÁLIA. Ele é
responsável para toda a Província de Treviso - Itália pelas pesquisas das informações deixadas nos livros de Registro das Igrejas e enviá-las para todos os solicitantes em todos os lugares do mundo que buscam suas origens. Essa mensagem também é referendada pelo Monsenhor Canuto Toso Fundador da ATM PROVINCIAL e Diretor Responsável da REVISTA TREVISANI NEL MONDO.
Com palavras emocionadas e emocionando, O Sr. Elio Luiz Zanette falou para os presentes sobre os movimentos trevisanos e salientou a importância da hospitalidade.
Também usaram da palavra: o Prefeito Municipal de Nova Veneza Senhor Rogério Frigo representando os demais prefeitos catarinenses da Grande Criciúma e por ter sediado o I ENCONTRO DAS ATMs, o Presidente da ATM CORDEIRÓPOLIS(SP) Sr. Paulo Adalberto Peruchi. Sr. Augusto Bortolozzo. O Presidente da ATM PORTO ALEGRE( RS), a mais antiga do Brasil. O Sr. Marino Bardini, Presidente de Honra ATM PORTO ALEGRE( RS) e um de seus fundadores falou em nome das ATMs gauchas. O Sr. Donato Luciette – Ex Presidente da ATM Nova Veneza. A Srita. Rafaela Soratto – Vice-Presidente da ATM de Criciúma. O Sr. Floriano Molon do COMITATO VENETO DO RIO GRANDE DO SUL. - COMVERS. O Sr. Antônio Pescador, do Comitato Veneto de Santa Catarina – COMVESC e encerrando os pronunciamentos, A Sra. Lúcia de Lurdes Cimolin da Silva ou Luiz Fernando Cardoso, representando o Governo do Estado de Santa Catarina.
Logo após os pronunciamentos , dando continuidade à primeira etapa do Cerimonial, foram entregues os Gonfalones, modelo atual, para as ATMs já existentes.
ATM CRICIÚMA – SC – recebido pela vice presidente Rafaela Sorato.
ATM SÃO PAULO – SP – recebido pelo secretário Augusto Bortolozzo.
ATMs que foram criadas durante o ano de 2009.
Durante o ano de 2009 foram criadas novas ATM como a ATM SANTA MARIA(RS), cujo presidente é Sra. Leonor Maria Noal. Essa senhora dedica parte de sua vida às atividades do Centro Comunitário Santa Helena no Bairro CAMOBI na cidade de Santa Maria( RS). Seu Grupo de Arte e Cultura Italiana “ RICORDI D’ITALIA “ consta do Grupo de Canto e de Dança, fundado em 12 de Julho de 1986 procura manter viva na memória da juventude todo o legado deixado pelos imigrantes italianos da IV Colônia. Desde muito tempo, o Grupo desejava participar de uma associação maior e em 10 de março de 2009 acharam por bem criar a sua própria secção da Trevisani nel Mondo. Já no mês seguinte, em 04.04.2009, seu Grupo de Canto animou a Assembléia do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul – COMVERS - que aconteceu em sua cidade. Foi apresentada e recebida pelas demais Associações Venetas Gauchas, em saudação feita pelo Sr. Marino Bardini, fundador da ATM PORTO ALEGRE – RS, a mais antiga do Brasil em 02.04.1984. Junto ao seu Grupo de Canto “ RICORDI D’ITÁLIA “, recebeu, extra oficialmente, o seu Gonfalone.
Durante o ano de 2009 foram criadas novas ATM como a ATM SANTA MARIA(RS), cujo presidente é Sra. Leonor Maria Noal. Essa senhora dedica parte de sua vida às atividades do Centro Comunitário Santa Helena no Bairro CAMOBI na cidade de Santa Maria( RS). Seu Grupo de Arte e Cultura Italiana “ RICORDI D’ITALIA “ consta do Grupo de Canto e de Dança, fundado em 12 de Julho de 1986 procura manter viva na memória da juventude todo o legado deixado pelos imigrantes italianos da IV Colônia. Desde muito tempo, o Grupo desejava participar de uma associação maior e em 10 de março de 2009 acharam por bem criar a sua própria secção da Trevisani nel Mondo. Já no mês seguinte, em 04.04.2009, seu Grupo de Canto animou a Assembléia do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul – COMVERS - que aconteceu em sua cidade. Foi apresentada e recebida pelas demais Associações Venetas Gauchas, em saudação feita pelo Sr. Marino Bardini, fundador da ATM PORTO ALEGRE – RS, a mais antiga do Brasil em 02.04.1984. Junto ao seu Grupo de Canto “ RICORDI D’ITÁLIA “, recebeu, extra oficialmente, o seu Gonfalone.
Também em 2009 nasceu a ATM PALMA SOLA( SC), A Sr. Odete Ana Delazeri Mingor conheceu Alexandro Veronesi(Relações Públicas da ATM de Criciúma e adminstrador do Portal do COMVESC -www.comvesc.org.br) através da internet. Alexandro, aproveitando uma viagem da Sr, Odete ao Rio Grande do Sul, a colocou em contato com o Sr, Helio Luiz Zenette e orientada por ele, fundou a ATM Palma Sola que esteve representando no encontro pela Sra. Teresinha Crestani, representante do Prefeito de Palma Sola, Sr.Claudiomar Crestani e a Sra. Odete Ana Delazeri Mingori, Presidente da ATM PALMA SOLA – SC . O Prefeito Claudiomar Crestani é o Presidente de Honra da ATM e o seu pequeno município está situado no extremo oeste do Estado de Santa Catarina, faz divisa com o Estado do Paraná e fica a 40 km da Argentina, com uma população de 7.000 habitantes. Sua grande maioria migrante de famílias italianas oriundas do Rio Grande do Sul. O nome de Palma Sola foi devido a existência de uma palmeira solitária num ponto estratégico do município e que servia de localização para os viajantes de mulas, especialmente argentinos que transitavam pela região com destino ao Estado do Paraná e São Paulo e que a chamavam de Palma Suela. Ganha destaque no município os setores do agronegócio com ênfase para o cultivo de milho, soja e trigo e no setor de móveis de madeira exportados para o mercado europeu e asiático principalmente. Na parte cultural grande destaque para a Fest’Itália ( Festa da Música Italiana ) que o grupo folclórico “ La terra del Pin de Palma Sola “, realiza anualmente, envolvendo candidatos de todo o Brasil, amantes da música italiana, para interpretar antigas e novas canções que o Mundo não esquece. Odete Ana Delazeri Mingore tem todo o seu passado envolvido nessa comunidade, organizando, promovendo e difundindo a sua arte e cultura, através dos Eventos Culturais e na programação radiofônica no seu Programa “RICORDI D’ITÁLIA“ pela Rádio Atalaia da Rede Peperi. Tendo em vista que em pesquisa realizada constatou-se que a maioria dos descendentes italianos é originária da Província de Treviso – Itália, em 25 de Setembro de 2009 fundou a Associação Trevisani Nel Mondo, para dar suporte ao Grupo Folclórico La Terra Del Pin quando da realização da Fest’Itália. A ATM nasceu gigante possuindo 132 sócios fundadores dos quais 30 são assinantes da Revista Trevisani Nel Mondo. Sua delegação viajou mais de 700 km para participar do encontro. O lugar onde aconteceu o encontro, no passado, acolheu imigrantes oriundos do norte da Itália e, a exemplo de cidade vizinhas como Nova Veneza, Nova Belluno, recebeu o nome de Nova Treviso. Para contar um pouco mais desta história, o Sr. Henrique Losso, membro da ATM TREVISO, usou da palavra. Em seguida dando continuidade ao encontro o coral I Trevisani cantou o Hino de Treviso. Quando a comunidade de Treviso completou Cem Anos, dentre outras festividades, teve a produção de um livro sobre a memória do seu centenário. Recentemente no ano 2008, agora já município, teve a produção de outro livro ilustrando e registrando a nossa historia.
O jovem município incentiva a continuidade da cultura dos antepassados. Se apresentaram os primeiros grupos de dança formados ha poucos meses. As crianças se apresentaram e encantaram o público presente Dentre outras ações, a Administração Municipal vem incentivando o ensino do idioma italiano no município aberto a toda a população. Neste sentido, os formandos da 1ª. Turma do Curso de Italiano, receberam seus diplomas. A jovem Thalita leu em italiano uma pequena mensagem. Em seguida os participantes tiveram uma pausa para um delicioso café. Dando continuidade às tradições, se apresentou o grupo de dança da Proast sob os trabalhos da coreógrafa Marzane, numa realização da PROAST – Promoção e Assistência Social de Treviso. Em seguida o Coral Ghi Straviatti de São Marcos ( RS) deu um show a parte contando e levantando os presentes com belas canções. O grupo tocou e cantou caminhando ao redor do público numa apresentação marcante.
A Treviso brasileira, com apoio e incentivo do Sr. Elio Luiz Zanette, também fundou uma Associação Trevisani Nel Mondo. Na oportunidade a ATM de Treviso apresentou a todos os membros da ATM:
Presidente: Jucemar Luiz Cesconetto.Vice-Presidente: João Reus Rossi.
1º Secretário: Ernany da Silva Moreti.
2º Secretária: Rúbia Vieira Ramos.
1º Tesoureiro: Ivo Antenor Fenili.
2º Tesoureiro: Renato de March
Diretor Cultural: Titular – Henrique Losso.
Diretor Cultural Suplente: Denise Fontanella.
Diretor de Eventos: Titular – Valentim Antonio Cemolim
Diretor de Eventos: Suplente – Juliana Salvador.
Diretor de Publicidade: Titular – Nei Buogo.
Diretor de Publicidade : Suplente - Valmor Freccia Filho.
Conselho Fiscal: Titulares – Jorge Ariati, Izidero Ariati e Jurandir Pagani.
Conselho Fiscal: Suplentes - Jadilson Tasca, Edson Cesconetto e Richiê Daleffe.
Esse IV Encontro foi realizado no Município de Treviso pela mais nova ATM criada dentre os 76 existentes da Itália e das 70 existentes no resto do mundo, num universo de 146 no total. Das 29 ATMs. existentes na América Latina, 19 são Brasileiras e hoje completamos 20 com a ATM Treviso(SC). O enconto é resultado de um trabalho que as gerações não apagaram. Os ensinamentos e legados que os antepassados ensinaram e deixaram, hoje, ficaram bem visíveis no encontro de Treviso. A Familia Trevisana é grande. Por estranha e feliz coincidência a reunião aconteceu na casa paterna de João Reus Rossi. Os desígnios das fatalidades assim quiseram e o ungiram para essa tarefa. Ele não se furtou e com resignação da missão a cumprir se botou a campo. Como nos ensinaram nossos entes queridos foi comandando e distribuindo as tarefas. Dizia ele: reúnam meus filhos que estão mais distantes e que a tempo não os vejo. Convidem os meus irmãos prefeitos que tenham a sua família trevisana já estruturada e atuante e os que ainda estão tratando de viabilizá-las. Convidem também para que venham festeja conosco as demais famílias trevisanas brasileiras já constituídas. Para encerrar o encontro, a Foto Oficial foi tirada de todos os presentes dentro do Ginásio de Esportes.
Esse IV Encontro foi realizado no Município de Treviso pela mais nova ATM criada dentre os 76 existentes da Itália e das 70 existentes no resto do mundo, num universo de 146 no total. Das 29 ATMs. existentes na América Latina, 19 são Brasileiras e hoje completamos 20 com a ATM Treviso(SC). O enconto é resultado de um trabalho que as gerações não apagaram. Os ensinamentos e legados que os antepassados ensinaram e deixaram, hoje, ficaram bem visíveis no encontro de Treviso. A Familia Trevisana é grande. Por estranha e feliz coincidência a reunião aconteceu na casa paterna de João Reus Rossi. Os desígnios das fatalidades assim quiseram e o ungiram para essa tarefa. Ele não se furtou e com resignação da missão a cumprir se botou a campo. Como nos ensinaram nossos entes queridos foi comandando e distribuindo as tarefas. Dizia ele: reúnam meus filhos que estão mais distantes e que a tempo não os vejo. Convidem os meus irmãos prefeitos que tenham a sua família trevisana já estruturada e atuante e os que ainda estão tratando de viabilizá-las. Convidem também para que venham festeja conosco as demais famílias trevisanas brasileiras já constituídas. Para encerrar o encontro, a Foto Oficial foi tirada de todos os presentes dentro do Ginásio de Esportes.